A NMC Projetos e Consultoria Ltda assinou contrato com a Agência Peixe Vivo, em 11 de maio, para elaboração de um Diagnóstico de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, incluindo as sub-bacias do Ribeirão Isidoro e do Córrego Vilarinho. O trabalho previsto no processo licitatório vencido pela empresa, inclui ações de mobilização social e educação ambiental, com plantio de mudas nativas, cadastramento e caracterização dos mananciais e elaboração de um Plano de Manejo Comunitário das nascentes urbanas da bacia. As ações de valorização e recuperação das nascentes envolvem o manejo paisagístico, retirada de lixo e entulho, medidas de saneamento, melhorias para acesso e visitação, instalação de placas informativas, cursos, oficinas, entre outras atividades.

A NMC é especialista em projetos de relacionamento com comunidades e em trabalho social, tendo inclusive conquistado, pela sua atuação no Projeto de Requalificação do Ribeirão Arrudas, o prêmio Melhores Práticas em Gestão Local na categoria Trabalho Social no PAC. O prêmio foi dado pela Caixa Econômica Federal/ONU Habitat em 2012. A empresa já executou ainda trabalhos socioambientais em vários projetos e elaboração dos planos municipais de Saneamento Básico (PSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) em Ribeirão das Neves.

A AGB Peixe Vivo é uma associação civil que exerce as funções de Agência de Bacia para dois Comitês estaduais mineiros, CBH Velhas (SF5) e CBH Pará (SF2), além do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, CBHSF. A finalidade da agência é prestar apoio técnico-operativo à gestão dos recursos hídricos das bacias hidrográficas a ela integradas, mediante o planejamento, a execução e o acompanhamento de ações, programas, projetos, pesquisas e quaisquer outros procedimentos aprovados, deliberados e determinados por cada Comitê de Bacia ou pelos Conselhos de Recursos Hídricos Estaduais ou Federais. A Bacia do Ribeirão Onça localiza-se no Alto Rio das Velhas e abrange os municípios de Belo Horizonte e Contagem, com uma população de 1,3 milhões de habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão do Onça, Ribeirão da Pampulha, Córrego da Ressaca, Ribeirão do Cabral, Córrego São João e Córrego da Isidora.

Segundo a diretora da NMC Mariana Nahas, o objetivo da empresa é garantir um trabalho de excelência para atender aos objetivos da Agência Peixe Vivo, do Sub-Comitê da Bacia Hidrográfica Ribeirão Onça e da população envolvida. “É uma prática da empresa realizar trabalhos de excelência em relacionamento com comunidades e, nesse projeto, não será diferente”, disse.

By | 2017-05-21T12:05:56+00:00 maio 18th, 2017|Notícias|0 Comentários

Deixar Um Comentário