Consultoria tributária e fiscal 2017-05-10T11:46:09+00:00

Com a modernização e o aumento do rigor da legislação fiscal, os prefeitos e técnicos da Fazenda Municipal precisam ter um conhecimento seguro sobre as fontes de receitas e despesas da administração e condições para encontrar meios de melhorar a eficácia arrecadatória.

Vários técnicos da equipe NMC atuaram na administração pública municipal e estadual. O diretor Antonio Nahas Junior, economista e escritor, serviu como secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado de Minas Gerais e como secretário de Fazenda e de Administração da Prefeitura de Ipatinga, entre outros cargos.

A NMC oferece soluções comprovadamente eficazes e responsáveis para os municípios otimizarem suas finanças. Entre os serviços possíveis estão, entre outros:

  • Apuração do VAF-Valor Adicionado Fiscal, que é o espelho do movimento econômico municipal e, consequentemente, do potencial que o município tem para gerar receitas públicas; o VAF é ainda o indicador usado pelo Estado para calcular o repasse das receitas de ICMS e IPI aos municípios – mais um motivo para que seja mantido sempre atualizado.
  • Revisão legislativa para diversos fins, sobretudo para análise de incentivos e isenções fiscais que podem influenciar fortemente a economia do município.
  • Apuração da CFEM-Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, uma importante fonte de arrecadação para municípios mineradores, se devidamente cobrada.
  • A NMC realiza ainda análise financeira de projetos de investimento para empresas públicas e privadas.